Medidas socioeducativas e controle: as características individuais do adolescente como um espaço de “dupla-penalização”
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.2004Resumo
Nesta investigação, busca-se compreender as maneiras pelas quais as características pessoais e sociais do adolescente envolvido em situação de violência podem interferir na aplicação da medida socioeducativa. Através do método dedutivo, realiza-se uma análise crítica sobre os pontos de contato entre os espaços de discricionariedade judicial na aplicação de medidas socioeducativas e os mecanismos de controle da criminalidade. Entende-se que a possibilidade de considerações acerca das condições individuais do adolescente permite que se tenha decisões nas quais se utilize de marcadores sociais que são entendidos como riscos a serem contidos e corrigidos por meio do sistema de responsabilização juvenil
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-10-21
Como Citar
Dallemole, D. S. ., & Costa, A. P. M. (2022). Medidas socioeducativas e controle: as características individuais do adolescente como um espaço de “dupla-penalização” . Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 23(1), 101–126. https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.2004
Edição
Seção
Violência, Sistemas Penais e Democracia
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).