Teoria dos sistemas e retórica analítica: possíveis convergências em torno da crítica à cientificidade da dogmática jurídica
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.2144Abstract
O presente artigo se propõe a examinar possíveis pontos de convergência entre a retórica analítica de Ottmar Ballweg e a teoria dos sistemas de Luhmann no tocante à impossibilidade de concepção de uma dogmática jurídica verdadeiramente analítica, ou seja, de um conhecimento científico do direito dentro dos limites do próprio direito. Procura-se demonstrar que ambas as correntes concordam quanto ao fato de que um saber científico sobre o direito estaria necessariamente localizado em uma dimensão analítica duplamente reflexiva, convergindo, ainda, quanto à inexistência de uma ciência “do” direito, admitindo, ao revés, apenas a possibilidade de uma ciência “sobre” o direito.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2022-10-21
Come citare
Parini Marques de Lima, P. ., Luna Machado de Azevedo, I., & Lins Tiburtino dos Santos, R. H. (2022). Teoria dos sistemas e retórica analítica: possíveis convergências em torno da crítica à cientificidade da dogmática jurídica. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 23(1), 13–38. https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.2144
Fascicolo
Sezione
Filosofia e Teoria Geral dos Direitos Fundamentais
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).