O futuro da jurisdição constitucional: diálogos entre mudança institucional e teorias da interpretaçao

Autores

  • Lenio Luiz Streck Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ziel Ferreira Lopes Universidade Federal do Vale do Sâo Franscisco

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i2.2214

Resumo

Neste artigo, buscamos oferecer um panorama dos debates sobre o futuro da jurisdição constitucional, analisando criticamente as principais posições e tomando partido na sua disputa. Para atingir esse objetivo, procedemos da seguinte maneira: 1) diagnosticamos alguns dos problemas jurídicos relacionados às disfuncionalidades nos países democráticos; 2) identificamos as mudanças institucionais defendidas nesse período; e 3) discutimos como seria a jurisdição constitucional adequada aos problemas que diagnosticamos, correlacionando esse debate sobre novos arranjos institucionais ao estado da arte sobre teorias da interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenio Luiz Streck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular da Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS/RS) e da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional — ABDConst. Coordenador do Dasein — Núcleo de Estudos Hermenêuticos. Advogado. Ex-Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Streck, L. L., & Lopes, Z. F. (2022). O futuro da jurisdição constitucional: diálogos entre mudança institucional e teorias da interpretaçao. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 23(2), 11–30. https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i2.2214

Edição

Seção

Hermenêutica, Jurisdição Constitucional e Cidadania