A dialética entre sistema e problema: coordenadas metodologicamente complementares e irredutíveis do judicium jurídico
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v18i1.847Parole chiave:
Teoria metodológica do direito. Dialética. Sistema e problema.Abstract
O presente artigo pretende, diante da contribuição da retórica para a filosofia do direito, demonstrar a viabilidade da compatibilização entre os pensamentos sistemático e problemático, que não devem ser enxergados como opostos exclusivistas, mas como coordenadas metodologicamente complementares e irredutíveis do processo decisório dos tribunais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADEODATO. João Maurício. Filosofia do Direito - Uma crítica à verdade na ética e na ciência (através de um exame na Ontologia de Nicolai Hartmann). São Paulo: Saraiva, 1996.
ADEODATO, João Maurício. Ética e retórica. Para uma teoria da dogmática jurídica. 3º ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
ADEODATO, João Maurício. Uma teoria retórica da norma jurídica e do direito subjetivo. São Paulo: Noeses, 2011.
ALEXY, Robert. Teoria da Argumentação Jurídica. A teoria do discurso racional como teoria da justificação jurídica. Trad. Zilda Hutchinson Schild Silva e Claudia Toledo.2ª ed. São Paulo: Landy Editora, 2005.
ALVES, Alaôr Caffé. Dialética e Direito. Linguagem, sentido e realidade. Fundamentos a uma teoria crítica da interpretação do direito. Barueri: Manole, 2010.
ATIENZA, Manuel. O direito como argumentação. Trad. Manuel Poirier Braz. Lisboa: Escolar Editora, 2014.
ÁVILA, Humberto Bergman. Subsunção e concreção na aplicação do direito. In: MEDEIROS, Antônio Paulo Cachapuz. Faculdade de Direito da PUCRS: o ensino jurídico no limiar do novo milênio. Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p 413-465.
CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito. Trad. A. Menezes Cordeiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
CARVALHO, Aurora Tomazini de. Curso de Teoria Geral do Direito. O constructivismo lógico-semântico. 3ª ed (revista e ampliada). São Paulo: Noeses, 2013.
COELHO, Fábio Ulhoa. Prefácio à edição brasileira de Tratado da Argumentação - A Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CORDEIRO. Antônio Manuel da Rocha e Menezes. Introdução à edição portuguesa de Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito, de Claus - Wilhelm Canaris. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
ENGISH, Karl. Introdução ao Pensamento Jurídico. 6ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1988.
FERRAZ JÚNIOR. Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do direito: Técnica, Decisão, Dominação. São Paulo: Atlas, 1988.
FERRAZ JÚNIOR. Tércio Sampaio. Direito, Retórica e Comunicação. Subsídios para uma pragmática do discurso jurídico. Terceira Edição. São Paulo: Atlas, 2015.
LARENZ, Karl. Metodologia da Ciência do Direito . 2ª ed. Tradução de José Lamego. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
MÜLLER, Friedrich. O novo paradigma do direito. Introdução à teoria e metódica estruturantes do direito. São Paulo: RT, 2007.
NEVES, Antônio Castanheira. O actual problema metodológico da realização do direito. In: Digesta - Escritos acerca do Direito, do Pensamento Jurídico, da sua Metodologia e Outros. vol. 2.º. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.
SCHMIDT, Lawrence K. Hermenêutica. Trad. De Fábio Ribeiro. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
SOUTO, Cláudio. Natureza, mente e direito. Para além do usual acadêmico. 3ª ed, revista. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2015.
TARUFFO, Michele. Uma simples verdade. O juiz e a construção dos fatos. São Paulo: Marcial Pons, 2012.
VESTING, Thomas. Teoria do Direito. Uma introdução. Trad. De Gercélia B. de O. Mendes. São Paulo, Saraiva, 2015.
VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência. Tradução de Tércio Sampaio Júnior. Coleção Pensamento Jurídico Contemporâneo. vol. 1. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1979.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).