O trabalho via plataformas e a tecnologia no capitalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.1985Abstract
As relações de trabalho do século XXI foram impactadas pelas novas tecnologias. O mercado de trabalho e emprego vêm operando a partir de novas dinâmicas, as quais desafiam os direitos fundamentais do trabalho. A partir “construção por síntese”, propõe-se uma conexão das sociologias rural, jurídica, do conflito e do trabalho, transpondo a categoria dos “integrados rurais”, por analogia, às relações de trabalho mediadas por aplicativos de transporte e serviços no espaço urbano. Segundo esta concepção, não há vínculo de emprego quando o trabalhador integrado detém os meios de produção e arca com os custos e os riscos do processo produtivo.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2022-10-21
Come citare
Libardoni, P. J., & Sturmer, G. (2022). O trabalho via plataformas e a tecnologia no capitalismo contemporâneo. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 23(1), 203–236. https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.1985
Fascicolo
Sezione
Direitos Fundamentais do Trabalho
Licenza
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).