Direito, literatura e extensão: análise do projeto quinta literária da Universidade de Fortaleza como conteúdo curricular à luz da resolução CNE/CES nº 7/2018 e do parecer nº 635/2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v20i3.1777

Palavras-chave:

Direito e Literatura. Extensão Acadêmica. Resolução CNE/CES nº 07/2018.

Resumo

Analisa-se em que medida o ensino do Direito associado à Literatura auxilia no desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo do discente, por intermédio da inclusão do Projeto de Extensão Quinta Literária (UNIFOR) na grade curricular. Busca-se aporte nas diretrizes estabelecidas no Parecer nº 635/2018 e Resolução CNE/CES nº 07/2018, editadas pelo Ministério da Educação. A metodologia será bibliográfica, documental, de campo opinativa, com abordagem qualitativa e caráter exploratório, aplicando-se questionário a alunos participantes do projeto no interregno de 2015 a 2019. Diante da constatada importância no desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico do graduando, propõe-se inseri-lo como disciplina curricular.

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Biografia do Autor

Lívia Chaves Leite, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Advogada. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPQ Estado, Política e Constituição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0833988754206018

Érica Valente Lopes, Universidade de Fortaleza

Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Advogada. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPQ Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambientais na América Latina – REPJAAL. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5242391048637150

Monica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Professora Dra. Titular do Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (PPGD/UNIFOR).

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

Leite, L. C., Lopes, Érica V., & Tassigny, M. M. (2019). Direito, literatura e extensão: análise do projeto quinta literária da Universidade de Fortaleza como conteúdo curricular à luz da resolução CNE/CES nº 7/2018 e do parecer nº 635/2018. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 20(3), 277–302. https://doi.org/10.18759/rdgf.v20i3.1777