Medidas Socioeducativas em Adolescentes de Brasil
Reflexiones sobre su aplicación
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v25i3.2352Resumen
Este estudio empírico busca demostrar los logros derivados de la evaluación psicológica para apoyar las medidas socioeducativas para los adolescentes en conflicto con la ley. Una batería psicológica evaluó a 158 adolescentes, edad media 16 años, del Sudeste(n=100) y Centro-Oeste(n=58), cumpliendo medidas de internación provisoria(n=77), internación sancionada(n=9), libertad asistida( n=72). Los adolescentes fueron comparados en términos sociodemográficos, infracciones autorreportadas y medidas recibidas, además de indicadores de salud mental en casos de medidas cerradas y medidas de ambiente abierto. Los resultados mostraron diferencias estadísticamente significativas en la aplicación de medidas y sufrimiento psíquico en un buen número de adolescentes, señalando contradicciones en el cuidado profesional aplicado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).