A perspectiva da interseccionalidade na análise de casos de gênero no Sistema Interamericano de Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1983Resumen
Analiza el papel de la interseccionalidad en el campo de los estudios de género y su importancia para una mejor comprensión de las múltiples y encubiertas relaciones de desigualdad. Destaca, como referencia teórica, el pensamiento interseccional de Kimberlé Crenshare, bajo la visión feminista descolonial de Françoise Vergès, como vectores epistemológicos capaces de estructurar la mejor versión conceptual de los derechos humanos. Examina reflexivamente diez casos de género en el Sistema Interamericano de Derechos Humanos observando la presencia o no del elemento interseccional en sus recomendaciones o sentencias.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-09-14
Cómo citar
Hogemann, E. R., & Boldt, M. (2022). A perspectiva da interseccionalidade na análise de casos de gênero no Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 22(3), 13–48. https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1983
Número
Sección
Hermenêutica, Jurisdição Constitucional e Cidadania
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).