Deficiência mental e alteridade na moldura de Van Gogh e contribuições da Lei 13.146 de 2015

Autores

  • Taciana Marconatto Damo Cervi Uri Santo Ângelo - RS
  • Janete Rosa Martins Uri Santo Ângelo - RS
  • Thami Covatti Piaia Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Visiting Scholar na Universidade de Illinois – Campus de Urbana-Champaign – EUA (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI -, Campus de Santo Ângelo/RS.

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.2153

Resumo

O estudo analisa a biografia de Vincent Van Gogh, o modo como foi permitido ao artista viver sua arte e as contribuições dessa perspectiva no contexto do paradigma proposto pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil. Assim, o estudo denota a evolução dos tratamentos psiquiátricos que partem do pressuposto da loucura, passando pela noção de transtorno e então, de deficiência mental. Na prática, são diversas as repercussões observadas: percebido como louco, as correntes foram meios pertinentes para a sua contenção; posteriormente, no contexto de transtorno mental o isolamento permaneceu como forma de proteger a sociedade; contemporaneamente, a compreensão da vulnerabilidade do sujeito em um contexto de deficiência mental permite o avanço na consideração de sua autonomia existencial. Nesse viés, tem-se um paradigma firmado sobre autonomia existencial e de suporte familiar ou de pessoas próximas para a Tomada de Decisão Apoiada por meio do aconselhamento para as questões negociais. Destaca-se ainda, a curatela como medida extraordinária. Diante do exposto, tem-se a biografia de Vincent Van Gogh e o acompanhamento de seu irmão Théo no encontro do paradigma atual da deficiência mental, que permite reconhecer a vulnerabilidade peculiar do deficiente mental para a consideração de seus próprios interesses. A pesquisa adota o método de abordagem indutivo e o método de procedimento dialético por meio da pesquisa indireta de revisão bibliográfica e documental.

 

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Biografia do Autor

Taciana Marconatto Damo Cervi, Uri Santo Ângelo - RS

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Mestrado e Doutorado na URI Campus Santo Ângelo. Pesquisadora em Bioética e Biodireito. Coordenadora do projeto de pesquisa com fomento FAPERGS "Biotecnologia humana e inteligência artificial em saúde no Brasil: transumanismo a partir dos direitos humanos". Assistente técnica do Comitê de Ética em Pesquisa na URI/Santo Ângelo. ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-7140-4817

Janete Rosa Martins, Uri Santo Ângelo - RS

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - (2017), Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC - (2001), Especialização em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - (2007) e graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUI - (1995). Professora da Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito e da graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Pertence ao Grupo de Pesquisa do Cnpq _ Conflito, Cidadania e Direitos Humanos- Coordenadora da Pós-graduação(lato sensu). Atua áreas de Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário e Novas formas de resolução de conflitos - Mediação, inclusive com projetos de pesquisas e de extensão em andamento, advogada.

Thami Covatti Piaia, Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Visiting Scholar na Universidade de Illinois – Campus de Urbana-Champaign – EUA (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI -, Campus de Santo Ângelo/RS.

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Visiting Scholar na Universidade de Illinois – Campus de Urbana-Champaign – EUA (2012). Professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI -, Campus de Santo Ângelo/RS.

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Cervi, T. M. D., Martins, J. R., & Piaia, T. C. (2022). Deficiência mental e alteridade na moldura de Van Gogh e contribuições da Lei 13.146 de 2015. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 23(1), 155–176. https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i1.2153