Aspectos relevantes do mandado de segurança como instrumento de tutela de direitos na Lei 12.016 de 2009
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i6.70Resumen
O presente artigo analisa os principais aspectos do mandado de segurança, instrumento de tutela dos direitos e garantias individuais e coletivas, inseparável do Estado Democrático de Direito. O remédio heróico é uma garantia inserida no texto da Constituição da República para conduzir à legalidade os atos de autoridades públicas. A fim de melhor situar a problemática, em primeiro lugar fará um breve histórico do instituto genuinamente brasileiro. Posteriormente, dissertará acerca dos pressupostos para sua concessão, legitimidade e procedimento. Por fim, tecerá algumas considerações sobre aspectos criticáveis da Lei 12.016/2009 e concluir-se-á ser o mandado de segurança instrumento inseparável do Estado de Direito, razão pela qual se deve interpretar a nova lei de modo a sanar suas falhas e efetivar os desígnios constitucionais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-01-13
Cómo citar
Daleprane, C. P. (2010). Aspectos relevantes do mandado de segurança como instrumento de tutela de direitos na Lei 12.016 de 2009. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (6), 39–66. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i6.70
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).