Perigo, aventura e liberdade: discurso sobre risco em adolescentes autores de atos infracionais

Autores

  • Isadora Dias Gomes Fanor Devry
  • Veriana de Fátima Rodrigues Colaço Universidade Federal do Ceará. Departamento de Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.813

Palavras-chave:

medida socioeducativa, risco, liberdade.

Resumo

Partindo da teoria histórico-cultural e da metalinguística bakhtiniana, foram estudados os sentidos e significados de risco e liberdade com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. As produções textuais e imagéticas de uma oficina temática foram analisadas com base nas três tradições discursivas sobre risco propostas por Mary Jane Spink e no conceito de liberdade em Vygostky. Os resultados mostram que a vivência do risco-aventura surge em relação com o conceito vygotskiano de liberdade, uma vez que poder arriscar-se manifesta uma operação mínima de domínio de si, não vivenciada no contexto de internação. 

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Biografia do Autor

Isadora Dias Gomes, Fanor Devry

Docente na Fanor Devry

Doutoranda na Universidade Federal do Ceará

Membro do GT ANPEPP - Juventude Resiliência e Vulnerabilidade

Veriana de Fátima Rodrigues Colaço, Universidade Federal do Ceará. Departamento de Psicologia.

Pós-doutora em Psicologia Educacional pela Universidade de Barcelona (2008); doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001); mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Gomes, I. D., & Colaço, V. de F. R. (2016). Perigo, aventura e liberdade: discurso sobre risco em adolescentes autores de atos infracionais. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 17(2), 353–382. https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.813

Edição

Seção

Dossiê "Infância e juventudes: direitos humanos, políticas públicas e movimentos sociais"