Educação do campo é direito e não esmola! Um olhar constitucional sobre o direito fundamental de crianças e adolescentes à educação do campo

Autores

  • Mariana Barbosa de Souza UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
  • João Paulo Reis Costa UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
  • Virgínia Elisabeta Etges UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.812

Palavras-chave:

Educação. Direito. Direitos fundamentais.

Resumo

O presente artigo pretende analisar o Direito Fundamental à Educação, a partir de um viés da Educação do Campo, contextualizando a educação brasileira tanto historicamente, quanto politicamente. São apresentadas as origens da educação nos períodos colonial, imperial e republicano, este último com ênfase na Constituição Federal de 1988, com olhar especial para a educação do Campo no Brasil contemporâneo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratório-explicativa, qualitativa, utilizando-se o método hipotético-dedutivo. Embora o direito à educação esteja previsto constitucionalmente, quando se relaciona com a educação do campo, o que se vê é um descaso do poder público para com os povos do campo.

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Biografia do Autor

Mariana Barbosa de Souza, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013) e graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010). Advogada - OAB/RS 98.797. Academica no Curso de História na UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná. Atualmente é pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa "GEPEUR - Grupo de Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais" - CNPQ e "GPEDER - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional" - CNPQ e pesquisadora membro do OBSERVA-DR (Observatório do Desenvolvimento Regional).

João Paulo Reis Costa, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Especialista em História do Brasil pela UNISC (2007). Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2006). Professor convidado para a disciplina de Memória, História e Direitos Humanos, a Especialização Ética e Educação em Direitos Humanos - FACED / UFRGS (2013). Em 2014 foi premiado com Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Dissertações de Mestrado, como melhor dissertação no grupo IV ? Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza, com a dissertação intitulada "Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul ? EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedagogia da Alternância". Pesquisador-membro do GPEDER - Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional-CNPq. Atualmente é monitor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e atua na Coordenação Institucional da mesma. Representante da EFASC/AGEFA como Vice-coordenador do APL de Agroindústrias Familiares e produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo. Também é pesquisador membro do Grupo de Pesquisa "Desenvolvimento Regional" - CNPQ. Endereço eletrônico: joaopauloreiscosta@gmail.com.

Virgínia Elisabeta Etges, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul PPGDR - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Com formação em Geografia, possui mestrado em Geografia Humana (1990) - USP/SP, doutorado em Geografia Humana (1997) - USP/SP e Pós-Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Técnica de Berlim. Atua como docente no Curso de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Sua atividade de pesquisa está voltada a temas de desenvolvimento regional, agricultura familiar, sustentabilidade e território.

 

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Souza, M. B. de, Costa, J. P. R., & Etges, V. E. (2016). Educação do campo é direito e não esmola! Um olhar constitucional sobre o direito fundamental de crianças e adolescentes à educação do campo. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 17(2), 431–464. https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.812

Edição

Seção

Dossiê "Infância e juventudes: direitos humanos, políticas públicas e movimentos sociais"