Aparecidos Políticos: juventude por políticas públicas de memória, verdade e justiça

Autores

  • Alexandre de Albuquerque Mourão Universidade de Brasília
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.807

Palavras-chave:

Ditadura Militar. Direito à memória. Arte Urbana.

Resumo

Em um contexto contemporâneo do surgimento de pedidos de intervenção militar, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de um coletivo de artistas urbanos que, por meio do mapeamento de 35 lugares públicos de homenagem aos ditadores brasileiros, procurou trabalhar artisticamente a questão do direito à memória, no Estado do Ceará (Brasil). Por meio de intervenções estéticas, voltadas para a reflexão acerca da herança repressora da ditadura militar e da produção de novos sentidos de memórias, analisamos três instalações urbanas realizadas pelos “Aparecidos Políticos”, no ano de 2015. Nesse contexto, buscou-se problematizar que a inexistência de uma justiça de transição – seja na manutenção oficial de homenagem a torturadores, seja na falta de implementação de políticas públicas em memória – propicia a permanência de uma cultura política autoritária.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre de Albuquerque Mourão, Universidade de Brasília

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. (PG-PDS/UNB). Mestre em Educação pelo Programa em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE. Foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Consultor, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da ONU e Coordenador de Articulação Social e Ações Educativas da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília

Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG-PDS/UnB) e vinculada ao Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPPCULT/UnB). Atualmente, é vice-coordenadora do GT da ANPEPP Desenvolvimento Humano e Narrativas de Formação. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase investigativa nos seguintes temas: Infância, Cultura e processos de simbolização, Psicologia da Arte (funcionamento imaginativo e processos criativos no desenvolvimento), Educação Inclusiva, Surdez e outras trajetórias de desenvolvimento não-hegemônicas.

Referências

ABRÃO, Paulo; TORELLY, Marcelo. O programa de reparação como eixo estruturante da justiça de transição no Brasil. In: Justiça de Transição: manual para a América Latina / Coordenação de Félix Reátegui. - Brasília: Comissão de Anistia, Ministério da Justiça; Nova Iorque : Centro Internacional para a Justiça de Transição, 2011.

ABRÃO, Paulo. Prefácio – Violência de Estado na ditadura civil-militar (1964-1985). IN: Violência de Estado na ditadura civil-militar (1964-1985): Efeitos psíquicos e Testemunhos clínicos / Maria Cristina (Org.) – São Paulo: Escuta, 2015.

AMARAL, Marina. A Nova Roupa da Direita. Disponível em: <http://apublica.org/2015/06/a-nova-roupa-da-direita/>. Acesso em: 26 maio. de 2016.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne. Marie Gagnebin. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987: 222-232.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório / Comissão Nacional da Verdade. - Brasília: CNV, 2014. 976p. - (Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v.1)

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Direito à verdade e à memória: Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

BRASIL, Vera Vital. Memória e Clínica: Testemunho e Reparação. Revista Maracanan. 2014, pp-47-55. ISSN-e: 2359-0092

CHUERI, Vera Karam. Anistia não é esquecimento: o caso da ADPF 153. In: Direitos Humanos: justiça, verdade e memória. 1a. ed. Rio de Janeiro : Livraria e Editora Lumen Juris Ltda, 2012.

MARQUEZ, Renata; CANÇADO, Wellington. Na corda-bamba: intervenções urbanas em dança contemporânea. In: ENARTCI: emergência, 2010.

LETRO, Claúdio; GODOI, Wendderson (Orgs.). Ipatinga: Hibridus, 2010:70-74.

MESQUITA, André. Insurgências Poéticas: arte ativista e ação coletiva/ Prefácio de Cristina Freire. Apresentação de Vera Pallamin. - São Paulo : Annablume; Fapesp, 2011.

MOSCHKOVICH, Marília. Está tudo tão estranho, e não é à toa. Disponível em: <https://medium.com/primavera-brasileira/esta-tudo-tao-estranho-e-nao-e-a-toa-dfa6bc73bd8a>. Acesso em: 5 out. de 2015.

MOURÃO, Alexandre de Albuquerque. Minimanual da arte guerrilha urbana /Alexandre de Albuquerque Mourão, Marcos Venicius Lima Martins, Sabrina Késia de Araújo Soares et al. - Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015

NAIDU, Ereshnee. Da memória à ação: um kit de ferramentas para a memorialização em sociedades pós-conflito. 2013. Disponível em: http://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/anistia/anexos/m2a-portugues-miolo.pdf/@@download/file/M2A%20-%20Portugues%20-%20Miolo.pdf. Acesso em: 29 abr de 2016.

SECCO, Lincoln. As Jornadas de Junho. In: Cidades Rebeldes. São Paulo : Boitempo Editorial. 2013

SENRA, Ricardo. Protesto em SP: 3 em cada 4 são contra dinheiro de empresas em campanhas, diz pesquisa. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/ 2015/08/150818_pesquisa_usp_unifesp_opensociety_1_rs>. Acesso em: 5 out. de 2015.

SILVA, Daniele Nunes Henrique. Memória, Narrativa e Identidade Profissional: Analisando Memoriais Docentes. Cad. Cedes, Campinas, vol. 32, n. 88: 263-283, set.-dez. 2012

SILVA, Alessandro. ‘Lembrar para não repetir’. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/564/lembrar-para-nao-repetir. Acesso em: 29 abr de 2016.

UOL. Generais da ditadura dão nome a 717 escolas do Brasil; públicas dominam lista de homenagens. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/infograficos/2014/ 04/14/escolas-publicas-dominam-lista-com-nomes-de-ex-presidentes-do-regime-militar.htm>. Acesso em: 29. maio. de 2016.

VIGOTSKI. Lev Semiónovich. Psicologia da Arte / L.S Vigotski ; tradução Paulo Bezerra. – São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VITAL, Vera. Memória e Clínica: Testemunho e Reparação. In: Uma perspectiva clínico-política na reparação simbólica: Clínica do Testemunho do Rio de Janeiro / coordenação, Vera Vital Brasil... [et al.] ; Instituto Projetos Terapêuticos, Ministério da Justiça, Comissão de Anistia. Brasília: Ministério da Justiça, Comissão de Anistia; Rio de Janeiro: Instituto Projetos Terapêuticos, 2015. 229 p.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mourão, A. de A., & Henrique Silva, D. N. (2016). Aparecidos Políticos: juventude por políticas públicas de memória, verdade e justiça. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 17(2), 409–430. https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.807

Edição

Seção

Dossiê "Infância e juventudes: direitos humanos, políticas públicas e movimentos sociais"