Teletrabalho e sociedade da informação: modalidades e jornada de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v16i2.467Palavras-chave:
Sociedade da Informação. Teletrabalho. Trabalho por meio telemático.Resumo
Este artigo trata do surgimento de nova modalidade laboral, denominada teletrabalho, enfoca aspectos relacionados às suas diferentes modalidades e analisa o problema da delimitação da jornada de trabalho. A abordagem é inserida no contexto do novo patamar de sociabilidade humana mediado pelas tecnologias de comunicação e internet, denominado Sociedade da Informação. A pesquisa conceitua, preliminarmente, o teletrabalho como trabalho a distância realizado através de meios informáticos e telemáticos
e, para maior alcance, busca no Direito Comparado amparo epistemológico e analítico para esta denominação. Não obstante aos avanços tecnológicos, a nova modalidade laboral coloca em risco as garantias clássicas asseguradas pelo Direito brasileiro aos trabalhadores, ao estabelecer novos patamares de meio ambiente laboral, subordinação e outros paradigmas tradicionais na caracterização do vínculo trabalhista. Concluímos com uma análise jurisprudencial relacionada a esta última questão. Finalmente, percebemos
que o trabalho a distância não se realiza apenas no domicílio do empregado
e sim em qualquer lugar no qual ele esteja: centros satélites; Telecentros;
telecottages; nômade ou móvel, online ou offline, desde que utilizadas a
tecnologia e a informática.
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