Em busca do paraíso distante: em torno de alguns obstáculos à efetivação dos direitos fundamentais

Autores

  • Matheus Felipe de Castro Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Janaína Reckziegel Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.415

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, filosofia da práxis, Positivismo jurídico.

Resumo

O presente artigo buscará refletir criticamente sobre defasagens políticas e estruturais existentes entre o discurso constitucionalista dos direitos fundamentais e a prática do Estado brasileiro, apontando problemas que devem ser resolvidos para que o Poder Político possa se reestruturar para a realização efetiva – não meramente discursiva – dos direitos fundamentais, seja nas relações marcadas pela verticalidade, seja naquelas marcadas pela horizontalidade, onde prevalecem relações privadas de poder. Sustentará que uma práxis de transformação a partir da efetivação dos direitos fundamentais demanda uma mudança de mentalidade dos juristas, com abandono dos pressupostos metodológicos do positivismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Felipe de Castro, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, professor adjunto II do Departamento de Direito da UFSC, pesquisador do Grupo Direitos Fundamentais Civis, do Programa de Pós-graduação em Direito da UNOESC, câmpus de Chapecó e advogado em Florianópolis.

Janaína Reckziegel, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, Mestre em Direito Público e Doutoranda em Direitos Fundamentais e Novos Direitos pela Universidade Estácio de Sá, professora e pesquisadora do Grupo Direitos Fundamentais Civis, do Programa de Pós-graduação em Direito da UNOESC, câmpus de Chapecó e advogada em Chapecó.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Castro, M. F. de, & Reckziegel, J. (2014). Em busca do paraíso distante: em torno de alguns obstáculos à efetivação dos direitos fundamentais. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (13), 31–48. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.415