Habermas. o direito e a literatura: contribuições para um arcabouço teórico-social-metodológico
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v25i3.2168Resumo
Este artigo se propõe a contribuir com aportes teórico-metodológicos e sociológicos para a superação de déficits encontrados em parte dos estudos e pesquisas que se circunscrevem no movimento Direito & Literatura. Seu objetivo principal é tecer reflexões sobre o papel do direito e da arte, sobretudo a literatura, na teoria social de Jürgen Habermas. Conclui que apesar de tanto o direito quanto a arte estarem sujeitos a serem sequestrados pelos imperativos sistêmicos do dinheiro e do poder, quando os direitos de participação política são efetivamente garantidos e quando a experiência estética se incorpora em histórias de vida, surgem potenciais emancipatórios inscritos na modernidade que merecem ser aproveitados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).