Convenção n.º 174 da OIT e os acidentes ampliados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v23i2.1993Resumo
A maior preocupação com questões ambientais partir da década de 1970 e a ocorrência de acidentes industriais de grandes proporções, levaram a Organização Internacional do Trabalho à elaboração Convenção n. 174, que trata dos acidentes industriais ampliados. O Brasil promulgou a Convenção n. 174 pelo Decreto nº 4.085, de 15 de janeiro de 2002. Contudo, mesmo após a ocorrência das tragédias de Mariana e Brumadinho, o país segue sem regulação adequada para a questão dos acidentes ampliados, inexistindo uma política nacional que dê a coesão necessária para tratar de problema que exige a atenção transdisciplinar. A fragmentação no tratamento da matéria, compromete o direito ao meio ambiente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida, na forma preconizada no art. 225 da Constituição Federal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).