O emprego dos meios extrajudiciais de solução de conflitos como um direito fundamental: uma análise da proposta de emenda à Constituição n. 136/2019
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1975Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a PEC 136/2019. Especificamente, discorre sobre as consequências de sua aprovação no direito de acesso à justiça e se a Resolução CNJ 125/2010, Lei 13.140/2015 e Lei 13.105/2015 ampliam ou restringem esse direito. A pesquisa aborda o conceito de acesso à justiça e analisa histórica e comparativamente a evolução legislativa acerca do tema. A pesquisa busca responder se as políticas pública e judiciária previstas nos dispositivos mencionados realizam o direito de acesso à justiça? E em que medida a PEC 136/2019 interfere nesse direito? Para responder o problema de pesquisa, utilizou-se o método de método de pesquisa bibliográfico e documental. Concluiu-se que a aprovação da PEC nº 136/2019 amplia as possibilidades de concretização do direito de acesso à justiça, todavia, requer definições precisas sobre os tipos de conflitos em que se aplicará e regulamentação em legislação especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).