A union legal assistance: a fundamental right of enforcement of access to justice
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i2.1962Resumo
O presente artigo pretende analisar o instituto da assistência jurídica sindical como uma efetiva ferramenta para a concretude do acesso à justiça. Para desenvolvê-lo, realizamos a análise crítica da literatura disponível e o estudo dos preceitos constitucionais e legislativos pertinentes. A importância do estudo está na premente necessidade de implantação de meios que possam garantir o real acesso à justiça, notadamente da parte hipossuficiente. A principal conclusão do trabalho é a de que a assistência sindical ostenta papel essencial no contexto de um Estado Democrático de Direito, enquanto mecanismo garantidor da isonomia material e dos demais direitos fundamentais dos trabalhadores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-05-09
Como Citar
Freire Pimenta, J. R., simone, & Godinho Delgado, M. (2022). A union legal assistance: a fundamental right of enforcement of access to justice . Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 22(2), 59–84. https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i2.1962
Edição
Seção
Direitos Fundamentais Sociais
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).