Mistanásia social, Covid-19 e direitos humanos: um tratado internacional para o enfrentamento das pandemias

Autores

  • Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1896

Resumo

O risco de relativização dos direitos humanos na pandemia, com a adoção de políticas públicas e de medidas de emergência restritivas, motivou a realização do trabalho que tem, como objetivo principal, abordar a contribuição do Sistema Interamericano na preservação dos direitos humanos, diante do estado de exceção vivenciado pela comunidade internacional. O objetivo específico do trabalho, por sua vez, é estabelecer a relação da mistanásia, morte social, com o Covid-19 e com os direitos humanos e refletir se um Tratado Internacional para Futuras Pandemias seria eficaz para garantir justiça social. O artigo abordará a relação entre mistanásia social e Covid-19 para adentrar à análise dos documentos adotados pelos órgãos do Sistema Interamericano e abordará como a teoria do antropoceno, que considera o homem como detentor dos recursos naturais terrestres, se relaciona com a pandemia e com os direitos humanos para refletir sobre a eficácia de referido Tratado Internacional. Nesse sentido, conclui-se que a prevalência dos direitos humanos, em momentos de exceção, e a necessidade de harmonização entre o antropocentrismo e o ecocentrismo são posturas necessárias para os períodos pandêmico e pós-pandêmico, o que justifica a relevância e a importância do tema, desenvolvido no contexto da pandemia, além de revelar a originalidade da abordagem, sob o viés da mistanásia social. Assim, alcançou-se como resultado a constatação de que respostas embasadas nos direitos humanos, em períodos de exceção, são mais eficazes. Para a concretização dos objetivos do trabalho, o método adotado foi o dedutivo, com a revisão documental, doutrinária e jurisprudencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro, Universidade Federal de Uberlândia

Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral em Direito em andamento pela Nova School of Law– Lisboa; Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral em Direitos Humanos concluído pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Estágio de Pesquisa Pós-Doutoral em Direito Internacional concluído pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Doutora e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora  do Mestrado em Direito e da Graduação em Direito da   Universidade   Federal   de Uberlândia. Membro da Nova Refugee Legal Clinic – Lisboa; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Biodireito e Direitos Humanos – UFU. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8808192737927290. E-mail:crmloureiro@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro, C. R. (2022). Mistanásia social, Covid-19 e direitos humanos: um tratado internacional para o enfrentamento das pandemias. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 22(3), 135–157. https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1896