A agricultura canavieira no Brasil e os direitos fundamentais dos trabalhadores no novo contexto de sustentabilidade

Autores

  • Awdrey Frederico Kokol Universidade Metodista de Piracicaba
  • Mirta Lerena Misailidis Universidade Metodista de Piracicaba- coordenação

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i10.95

Palavras-chave:

Agricultura canavieira- desenvolvimento sustentável- direitos fundamentais dos trabalhadores

Resumo

RESUMO

 

A indústria da cana-de-açúcar encontra-se em perspectiva no mercado internacional em busca da produção de energias limpas e renováveis. Entretanto, a demanda internacional visa que o desenvolvimento econômico ocorra à maneira sustentável, ou seja, sem degradar o meio ambiente e as relações de trabalho. A agricultura canavieira no Brasil encontra seus entraves. A proposta dos usineiros, com o apoio estatal é a mecanização da colheita em substituição à aplicação das queimadas e a mão-de-obra precária. No entanto, as péssimas condições de trabalho estão intrinsecamente relacionadas com o descumprimento da legislação trabalhista e a manutenção do trabalho temporário e mal remunerado. Desta forma, analisando esses pressupostos o artigo busca tratar das políticas públicas necessárias para que o progresso do setor inclua os trabalhadores e as perspectivas diante do que já se tem feito em prol do desenvolvimento sustentável do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Awdrey Frederico Kokol, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL- Americana- 2008). Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP (2011). Advoga nas áreas: Civel, Trabalhista, Previdenciário e Comercial. Tem como tema de pesquisa as relações trabalhistas na agroindustria canavieira, sobretudo os direitos fundamentais dos cortadores de cana-de-açúcar diante da mecanização da colheita e sua inserção no contexto de desenvolvimento sustentável.

Mirta Lerena Misailidis, Universidade Metodista de Piracicaba- coordenação

possui graduação em Faculdade de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestrado em Mestrado Em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Doutorado Em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é professora doutora da Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, direito do trabalho, direito sindical, globalização e direito coletivo.

Downloads

Publicado

2012-04-18

Como Citar

Kokol, A. F., & Misailidis, M. L. (2012). A agricultura canavieira no Brasil e os direitos fundamentais dos trabalhadores no novo contexto de sustentabilidade. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (10), 191–220. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i10.95