O papel da verdade na fundamentação dos direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v16i1.744Palavras-chave:
Verdade. Fenomenologia. Direitos Fundamentais.Truth. Phenomenology. Fundamental Rights.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar como problemática a noção de verdade como adequação, precisamente por meio da busca de uma referência mais originária que a simples correspondência entre juízo e coisa, onde os próprios entes, mostrando-se no que são, influenciam e, de alguma forma, constrangem nossos juízos sobre o mundo. Sob essa perspectiva fenomenológica, nossa experiência da verdade irá reclamar uma abertura que proporcione um espaço para a aparição dos entes, o que, no âmbito normativo, importará a possibilidade de denunciarmos uma atitude logocentrista que pode encobrir os verdadeiros sentidos dos objetos jurídicos, comprometendo o acontecer do próprio Direito e, sobretudo, levar-nos
à perda de fundamento para os próprios direitos humanos.
Downloads
Referências
GUIMARÃES, A. C. Lições de fenomenologia jurídica. Rio de Janeiro: GEN, 2013.
HEIDEGGER, M. Die Frage nach der Technik. In: Vorträge und Aufsätze. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2000.
HEIDEGGER, M. Wegmarken. 3. ed. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2004.
HUSSERL, E. La idea de la fenomenología. México: Fondo de Cultura Económica, 1982.
RIOUX, B. L'être et la verité chez Heidegger et Saint Thomas D'Aquin. Paris: Presses Universitaires de France, 1963.
WIPPEL, J. F. Metaphysical themes in Tomas Aquinas II. Whashington D.C.: The Catholic University of America Press, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).