A regularização do território quilombola de Retiro: os desafios para o atingimento do mínimo existencial

Autores

  • Gilsilene Passon Picoretti Francischetto Faculdade de Direito de Vitória - FDV
  • Julia Silva Carone

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i6.72

Resumo

Observamos, hoje, que a escravidão deixou rastros marcantes no contexto social brasileiro. Tal assertiva se verifica, entre outros fatores, pela existência de diversas comunidades remanescentes de quilombo no Brasil e no Estado do Espírito Santo, que lutam por sua identidade e pelo direito de permanecer nas terras que vêm ocupando há décadas. Dessa forma, a presente pesquisa tem por escopo avaliar as dificuldades encontradas pela comunidade de Retiro, localizada no distrito da Barra de Mangaraí, municipio de Santa Leopoldina - ES, na efetivação dos direitos fundamentais, especialmente no tocante ao direito de propriedade e ao mínimo existencial, com atenção especial aos direitos fundamentais à saúde, educação, moradia, lazer. No caso específico da comunidade de Retiro, constatamos que o direito à propriedade foi garantido pelo Estado, haja visto o processo de regularização das terras da referida comunidade estar finalizado, inclusive, tendo sido editado o decreto presidencial. Entretanto, a situação em que se encontram os moradores denuncia a negligência do Estado à violação ao núcleo de direitos fundamentais, de modo que propomos alterações legislativas a fim de facilitar a proteção a tais direitos à população remanescente de quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilsilene Passon Picoretti Francischetto, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina; doutora em direito e economia pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (UGF); coordenadora e professora da pós-graduação em Direito do Trabalho na Faculdade de Direito de Vitória (FDV); professora do mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV; professora da graduação da FDV.

Julia Silva Carone

Bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Downloads

Publicado

2010-02-26

Como Citar

Francischetto, G. P. P., & Carone, J. S. (2010). A regularização do território quilombola de Retiro: os desafios para o atingimento do mínimo existencial. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (6), 81–116. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i6.72