O "gerencialismo gauche" e a crítica criminológica que não teme dizer seu nome / The “gauche managerialism” and the critical criminology that does not fear say its name
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v15i1.648Palavras-chave:
Criminologia crítica, políticas criminais, populismo punitivo, direitos humanosResumo
O ensaio procura analisar o desconforto que o exercício do controle social representa para a criminologia crítica, sobretudo a partir do momento em que, na América Latina, vive-se a experiência de governos de esquerda. A investigação é direcionada à análise das políticas criminais alternativas contemporâneas e à reflexão sobre o papel (e o compromisso) dos criminólogos críticos no enfrentamento das graves e sistemáticas violações aos direitos humanos produzidas na era do populismo punitivo. Em última análise, o ensaio problematiza importante questão apresentada, na década de 90, por Lola Aniyar de Castro: “vale a pena [ao criminólogo crítico] assumir o exercício do poder?”
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-09-22
Como Citar
Carvalho, S. de. (2015). O "gerencialismo gauche" e a crítica criminológica que não teme dizer seu nome / The “gauche managerialism” and the critical criminology that does not fear say its name. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 15(1), 125–155. https://doi.org/10.18759/rdgf.v15i1.648
Edição
Seção
Direito, Sociedade e Cultura
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).