Outras práticas possíveis da psicologia na prisão / Other possible practical psychology in prison

Autores

  • Pedro José Pacheco URI(Universidade Regional Integrada) Campus Santiago
  • Viviane Naisinger Vaz URI Campus Santiago

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v15i1.647

Palavras-chave:

Psicologia, prisão, saúde coletiva, saúde mental, promoção da saúde

Resumo

O presente estudo visa problematizar o ser/fazer psicológico dentro das prisões brasileiras, identificando-o como primeiramente voltado exclusivamente a intervenções avaliativas e julgadoras a fim de subsidiar decisões judiciais para fins de concessão de direitos/benefícios dos sujeitos presos durante a execução de suas penas. Adotando uma perspectiva crítica quanto a este modo tradicional de ser/fazer psicológico, apresentamos outras possibilidades de inserção dessa ciência e profissão nas prisões, mais voltadas à abertura de espaços institucionais criativos e humanizantes que potencializem a emancipação do pensamento, das ideias e dos afetos, a fim de propiciar reflexões e análises teórico-práticas sobre a experiência do encarceramento e seus possíveis efeitos na vida dos sujeitos encarcerados. Para tanto, apresentamos como referencial teórico as abordagens de Erwin Goffman e Michel Foucault acerca das prisões e da criminalidade e penalidades contemporâneas, bem como os estudos atuais sobre saúde mental e da saúde coletiva, especialmente os voltados aos conceitos de prevenção de doenças e promoção de saúde. Por fim, é apresentado e analisado um trabalho de pesquisa intervenção realizado durante seis meses junto a um presídio do interior do Estado do RS, onde se construiu um espaço semanal de acompanhamento psicológico/terapêutico às presas deste estabelecimento, a fim de problematizar a temática prisional na realidade atual brasileira e seus possíveis efeitos em termos de formação de subjetividades mais autônomas e criativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Pacheco, URI(Universidade Regional Integrada) Campus Santiago

Psicólogo, Especialista em Psicologia Jurídica (CFP), Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), Doutor em Psicologia (PUCRS). Professor dos Cursos de Psicologia e Direito da URI(Universidade Regional Integrada) Campus Santiago.

Viviane Naisinger Vaz, URI Campus Santiago

Acadêmica da URI Campus Santiago

Downloads

Publicado

2015-09-22

Como Citar

Pacheco, P. J., & Vaz, V. N. (2015). Outras práticas possíveis da psicologia na prisão / Other possible practical psychology in prison. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 15(1), 177–198. https://doi.org/10.18759/rdgf.v15i1.647