Onde mora o “perigo”: a possível contribuição da Escola de Louvain para (mais) uma criminologia crítica / Where the “danger” lies: the possible contribution of Louvain School for another critical criminology
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v15i1.645Palavras-chave:
Criminologia críticaResumo
Temos aqui uma oportunidade para apresentar uma vertente pouco conhecida da criminologia contemporânea, ilustrada pelos trabalhos de Christian Debuyst, da Escola de Criminologia de Louvain (Bélgica). Tentando evitar as armadilhas do reducionismo encontradas na criminologia tradicional, propomos uma leitura complexa das respostas estatais, pautada na análise das diversas « maneiras de ver » os problemas e seus protagonistas. Abordamos, portanto, a questão da observação e da definição das situações, entendendo que esta nos remete ao problema do conhecimento: este sempre será sempre parcial, porque produzido por meio de grades de leitura, afetivamente preconcebidas, que deformam e operam seletivamente sobre a realidade observada. Assim, utilizamos esta ferramenta de analise para decompor e condenar aquelas leituras que percebem a juventude negra das “periferias” através de um prisma que só permite enxergá-la de forma desumanizada, como perigosa e amedrontadora, a ponto de justificar respostas estatais autoritárias de cunho repressivo e eliminatório. Sustentamos, enfim, a adoção de uma perspectiva criminológica que multiplica as facetas de observação crítica, propiciando a análise da complexidade das situações e à produção de respostas estatais pautadas na ética de enfrentamento à injustiça e às desigualdades.
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