A busca da transdisciplinaridade nas ciências humanas

Autores

  • Aloísio Krohling Faculdade de Direito de Vitória - FDV

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i2.47

Resumo

Este artigo busca elaborar uma retrospectiva histórica das raízes epistemológicas do pensamento moderno, passando pelo Iluminismo e todas as correntes teóricas, seguidoras da mesma fonte metodológica e epistemológica do SABER INSTRUMENTAL, o que se refletiu nas várias áreas do saber do campo das Ciências Humanas, com o objetivo de mostrar a importância da busca da transdisciplinaridade e da interdisciplinaridade nas Ciências Humanas, com o resgate do paradigma do Múltiplo. A busca da transdisciplinaridade será o fio da meada no sentido de voltar ao MÚLTIPLO heraclitiano e resgatar o “Pantha Rei” das mudanças e contradições da História e da cultura ocidentais. Questiona o atomismo e a fragmentação disciplinar da maioria dos cursos de graduação na área de Ciências Humanas, mormente na Educação, e de modo exacerbado no curso de Direito, com as suas dezenas de disciplinas atomizadas e fragmentadas e sem um fio condutor. É proposta a busca da transdisciplinaridade para o resgate da Metodologia Dialética e da Filosofia da Educação e Filosofia do Direito como as duas grandes alavancas para uma visão e prática holísticas nos Cursos de Educação e Direito bem como na área das Ciências Humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloísio Krohling, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Pós-Doutor em Filosofia Política, com a orientação de Henrique Dussel,

pela UFRJ; doutor em Antropologia do Culto, pelo Instituto Santo Anselmo, Roma/Itália; mestre em Filosofia, pela Universidade Gregoriana, Roma/Itália; mestre em Ciências Sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo; graduado em Filosofia, pelas Faculdades Anchieta – São Paulo; professor da FDV.

Downloads

Publicado

2007-08-13

Como Citar

Krohling, A. (2007). A busca da transdisciplinaridade nas ciências humanas. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (2), 193–212. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i2.47