A busca da transdisciplinaridade nas ciências humanas
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i2.47Resumo
Este artigo busca elaborar uma retrospectiva histórica das raízes epistemológicas do pensamento moderno, passando pelo Iluminismo e todas as correntes teóricas, seguidoras da mesma fonte metodológica e epistemológica do SABER INSTRUMENTAL, o que se refletiu nas várias áreas do saber do campo das Ciências Humanas, com o objetivo de mostrar a importância da busca da transdisciplinaridade e da interdisciplinaridade nas Ciências Humanas, com o resgate do paradigma do Múltiplo. A busca da transdisciplinaridade será o fio da meada no sentido de voltar ao MÚLTIPLO heraclitiano e resgatar o “Pantha Rei” das mudanças e contradições da História e da cultura ocidentais. Questiona o atomismo e a fragmentação disciplinar da maioria dos cursos de graduação na área de Ciências Humanas, mormente na Educação, e de modo exacerbado no curso de Direito, com as suas dezenas de disciplinas atomizadas e fragmentadas e sem um fio condutor. É proposta a busca da transdisciplinaridade para o resgate da Metodologia Dialética e da Filosofia da Educação e Filosofia do Direito como as duas grandes alavancas para uma visão e prática holísticas nos Cursos de Educação e Direito bem como na área das Ciências Humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).