Hermenêutica e desvios cognitivos

Autores

  • Juarez Freitas Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Direito, Pós Graduação.

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.416

Palavras-chave:

Hermenêutica jurídica. Teoria da decisão.

Resumo

Os estudos sobre o funcionamento do cérebro revelam os pronunciados riscos de enviesamentos (“biases”) na interpretação do mundo e, nessa medida, na compreensão do Direito. Assim, a hermenêutica jurídica resultará significativamente enriquecida pelo esclarecimento científico desses erros sistemáticos e, ao mesmo tempo, pela sugestão de novos hábitos mentais contra as predisposições tendentes a prejudicar o apropriado processo de tomada da decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Freitas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Direito, Pós Graduação.

É Professor de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Mestrado e Doutorado) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Direito na Università degli Studi di Milano (2007). É Presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (2005/2007) e, atualmente, é membro nato do Conselho. É Presidente do Instituto de Direito Administrativo do Rio Grande do Sul. É Doutor em Direito e Mestre em Filosofia. Foi Pesquisador Associado na Universidade de Oxford e Visiting Schollar na Universidade de Columbia. É, ainda, Presidente do Conselho Editorial da Revista Interesse Público, e membro de outros conselhos editoriais. Autor de várias obras, entre as quais A Interpretação Sistemática do Direito, O Controle dos Atos Administrativos e os Princípios Fundamentais e Sustentabilidade: Direito ao Futuro (Medalha Pontes de Miranda, em 2011, pela Academia Brasileira de Letras Jurídicas). Realiza pesquisas com ênfase nas áreas de Interpretação Constitucional e Direito Administrativo. Co-Diretor de Tese na Universidade Paris II. É também Advogado, Consultor e Parecerista.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Freitas, J. (2014). Hermenêutica e desvios cognitivos. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (13), 277–308. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.416