A justiça social, instrumento de realização dos direitos fundamentais, é uma questão de (Re) distribuição ou reconhecimento?

Autores

  • Robison Tramontina Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paulo Hahn Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.414

Palavras-chave:

Justiça Social, reconhecimento, paridade de participação.

Resumo

A presente investigação tem como objeto de análise a questão da natureza da justiça social. Tem como problema a seguinte pergunta: a justiça social é uma questão de distribuição ou de reconhecimento?  Nela, advoga-se com Nancy Fraser, a tese da possibilidade da compatibilização entre distribuição e reconhecimento. O desdobramento argumentativo adotado é o seguinte: a) exposição do paradigma e das principais teses defendidas por Honneth; b) apresentação do modelo e dos traços definidores sustentados por Fraser e c) análise alcance e limites desta proposta. Trata–se de uma pesquisa bibliográfica que usa o método analítico-interpretativo e que se justifica por indicar, provavelmente, como direito e as políticas podem ou devem ser pensadas para a efetivação dos direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robison Tramontina, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1997); mestre (2000) e doutorem Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmenteé professor-pesquisador do Programa de Mestrado em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina e editor de seção da Revista Espaço Jurídico (B1).

Paulo Hahn, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Bremen/Alemanha. Atualmente é professor-pesquisador do Programa de Mestrado em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Filosofia Moderna e Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria crítica, Filosofia Intercultural, Fundamentação filosófica dos Direitos Humanos, Ética e filosofia política.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Tramontina, R., & Hahn, P. (2014). A justiça social, instrumento de realização dos direitos fundamentais, é uma questão de (Re) distribuição ou reconhecimento?. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (13), 13–29. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.414