O processo penal constitucional e o devido processo legal como garantia democrática

Autores

  • Fábio Passos Presoti Faculdade Minas Gerais (Famig), Minas Gerais, Brasil
  • José de Assis Santiago Neto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v14i2.401

Palavras-chave:

Processo penal, jurisdição, partes, democracia, participação, discursividade.

Resumo

O Estado Democrático de Direito é o resultado, ainda em construção, de um processo de evolução da sociedade que, desde o rompimento com o antigo regime absolutista vem se construindo na constante busca para a tutela dos direitos do ser humano. Assim, busca o presente artigo, partindo de uma premissa do referido modelo, analisar seus reflexos no processo penal, tendo como ponto de apoio a teoria do processo constitucional. A democracia exige uma participação discursiva que somente será obtida pelo processo, onde as decisões serão legitimadas através da ampla participação democrática daqueles que sofrerão os efeitos da decisão. Assim, o processo penal democrático deve ter como pressuposto básico o princípio constitucional da não culpabilidade e pelo sistema acusatório, devendo o papel dos envolvidos no processo ser revisto e, sobretudo, o do julgador, uma vez que tem em mãos o poder de produzir e gerir as provas do procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Passos Presoti, Faculdade Minas Gerais (Famig), Minas Gerais, Brasil

Doutorando em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católicade Minas Gerais (PUC-MG); mestre em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); especialista em Ciências Penais pela Pontifícia UniversidadeCatólica de Minas Gerais (PUC-MG); professor da FaculdadeMinas Gerais (FAMIG).

José de Assis Santiago Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Minas Gerais, Brasil

Mestre em Processo pela Pontifícia Universidade Católica de MinasGerais (PUC-MG); especialista em Ciências Penais pela Pontifícia UniversidadeCatólica de Minas Gerais(PUC_MG); professor assistente da Pontifícia Universidade Católica deMinas Gerais (PUC/MG) no campus Betim; membro da Diretoria do Instituto de Ciências Penais.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

Presoti, F. P., & Santiago Neto, J. de A. (2014). O processo penal constitucional e o devido processo legal como garantia democrática. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 14(2), 291–320. https://doi.org/10.18759/rdgf.v14i2.401