Tratados internacionais de direitos humanos anteriores à emenda constitucional 45: o problema do status normativo

Autores

  • Weliton Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i8.39

Resumo

O presente trabalho tem por escopo discutir o grau hierárquico dos tratados internacionais que versam sobre direitos humanos com enfoque especial aqueles que foram aprovados antes da Emenda Constitucional 45. O tema tem sua importância exatamente porque a inteligência do § 2º do art. 5º da Constituição Federal nunca foi unânime no sentido de se reconhecer aos tratados internacionais de direitos humanos a dignidade constitucional. O § 3º do mesmo dispositivo, introduzido pela mencionada Emenda 45, estabeleceu a necessidade dos tratados internacionais de direitos humanos serem aprovados com quorum de emenda constitucional para atingirem o altiplano do ordenamento jurídico. Acontece, porém, que o poder de reforma deixou de explicitar a situação dos tratados internacionais de direitos humanos aprovados antes da Emenda 45.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weliton Carvalho

Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestre e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); coordenador de Pesquisa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Educação e Direitos Humanos – NiEDH/UFMA; especialista em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); ex-professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM); coordenador do Núcleo da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão sediado em Imperatriz-MA; membro do Instituto Pernambucano de Direito Comparado; membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; membro da Academia Brasileira de Direito Constitucional; magistrado.

Downloads

Publicado

2010-12-13

Como Citar

Carvalho, W. (2010). Tratados internacionais de direitos humanos anteriores à emenda constitucional 45: o problema do status normativo. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (8), 339–364. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i8.39