Análise da redução da maioridade penal à luz do artigo 228 da Constituição Federal de 1988

Autores

  • Carlos Eduardo Queiroz Pessôa Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA
  • Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande-PB.

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.260

Palavras-chave:

Idade Penal. Direito Fundamental, Cláusula Pétrea.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a redução da maioridade penal como política criminal para diminuição da criminalidade juvenil. Esta possibilidade é sempre levantada pela opinião pública quando crimes violentos são praticados por jovens menores de dezoito anos. A influência da mídia contribui para a construção do clamor da sociedade, voltando-se para a punibilidade como única alternativa para reprimir a violência infanto-juvenil. Assim, pretende-se rebaixar o limite de idade penal fixada em dezoito anos, a fim de submeter os menores às penalidades da legislação comum. No entanto, a menoridade penal trata-se de uma garantia fundamental atribuída aos inimputáveis, que se consubstancia ao princípio da dignidade da pessoa humana, configurando-se como cláusula pétrea, de acordo com o artigo 60, §4º, inciso IV. Não sendo, portanto, passível de Emenda Constitucional restritiva a proteção conferida aos indivíduos em processo de desenvolvimento psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Queiroz Pessôa, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA

Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade João Calvino (2009) e Graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2012). Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Bolsista do Projeto Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Evolução e Qualidade dos Resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais – PDSTR no Território da Borborema (Paraíba) - UFCG. Tem experiência na área de Meio Ambiente, Filosofia Jurídica e Direito Constitucional.

Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande-PB.

Doutoranda em Psicologia pela UFRN e Mestre em Saúde Publica pela UEPB; Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Mauricio de Nassau em Campina Grande-PB.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Queiroz Pessôa, C. E., & Souza Ramos Queiroz Pessoa, Y. (2014). Análise da redução da maioridade penal à luz do artigo 228 da Constituição Federal de 1988. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (13), 193–224. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i13.260