A manutenção dos critérios definidores de “deficiência mental” do Decreto 3.298/99 enquanto violação de direitos humanos das pessoas com deficiência no Brasil: o paradigma biopsicossocial e a atualização dos standards científicos de enquadramento da deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v24i3.2292Resumo
O artigo analisa o conceito de “deficiência mental” do Decreto nº 3.298/99, a fim de aferir sua compatibilidade com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Enfoca-se o conceito de deficiência do decreto, seus critérios para enquadramento como pessoa com deficiência mental e a utilização errônea deste termo, em comparação ao conceito convencional e legal de deficiência que ora vigora, ao caráter biopsicossocial destas normas e ao seu esteio técnico-científico. Assim, através de pesquisa documental e bibliográfica de abordagem qualitativa, demonstra-se que o Decreto nº 3.298/99 tornou-se obsoleto, não se coadunando com as principais normas do atual sistema de promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com os atuais standards científicos de enquadramento da deficiência intelectual.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Pessoas com deficiência. Deficiência intelectual. Decreto nº 3.298/99.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Álvaro Cabral; LOTUFO NETO, Francisco. A Nova Classificação Americana Para os Transtornos Mentais – o DSM-5. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 67-82, 2014. Disponível em: <http://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i1.659.>
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM-IV-TR: Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. 4. ed. revista. Lisboa: Climepsi Editores. 2002.
ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM-V: Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. 5. ed. Lisboa: Climepsi Editores. 2013.
ARAÚJO, Luana Adriano. Os desafios para a efetivação do direito à educação inclusiva: igualdade, diferença e deficiência nas escolas públicas municipais de Fortaleza (CE). 2018. 392 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190817>.
BRAGA, Janine de Carvalho Ferreira. Direito à educação da pessoa com deficiência no ensino superior: um estudo da acessibilidade arquitetônica e nas comunicações nas universidades no Ceará. 2016. 220 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Fortaleza. Programa de Mestrado em Direito Constitucional, Fortaleza, 2016. Disponível em: <https://uol.unifor.br/oul/ObraBdtdSiteTrazer.do?method=trazer&ns=true&obraCodigo=99811>.
BRASIL. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm>.
BRASIL.. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm>.
CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. Deficiência mental como produção social: uma discussão a partir de histórias de vida de adultos com Síndrome de Down. 2007. 197 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/20.500.12799/293>.
CARVALHO, Erenice Natalia Soares de. Deficiência intelectual: conhecer para intervir. Revista Pedagogia em Ação, v. 8, n. 2, 2016, Edição Especial. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/12845>.
CARVALHO, Erenice Natalia Soares de; MACIEL, Diva Maria Moraes de Albuquerque. Nova concepção de deficiência mental segundo a American Association on Mental Retardation - AAMR: sistema 2002. Temas em Psicologia da SBP, Florianópolis, v. 11, n. 02, p. 147– 156. 2002. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413389X200300200008&lng=pt&nrm=iso>.
CARVALHO, Suzy Anny Martins. A curatela modificada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência e as questões existenciais em relação à pessoa com deficiência intelectual. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Fortaleza. Programa de Mestrado em Direito Constitucional, Fortaleza, 2017. Disponível em: <https://uol.unifor.br/oul/ObraBdtdSiteTrazer.do?method=trazer&ns=true&obraCodigo=103367>.
CUNHA, Ana Carolina Castro Pereira da. A produção de discursos no processo de implementação do modelo único de avaliação e valoração da deficiência nas políticas sociais brasileiras. 2019. 80 p. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/35829>.
FERNANDES, Fernanda Holanda. Os mecanismos de efetivação da convenção internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência no ordenamento jurídico brasileiro. 2017. 337f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/23584>.
GUGEL, Maria Aparecida. Pessoas com deficiência e o direito ao concurso público: reserva de cargos e empregos públicos, administração pública direita e indireta. Belo Horizonte: RTM, 2019. 374 p.
MARINO, Virginia Gonçalves de Oliveira. Educação e pessoas com deficiência: a transitoriedade entre a universalização e a focalização. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em educação) – Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16102017-121036/pt-br.php>.
MASSUD, Sandra Lucia Garcia. A pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo. A inclusão e o direito à educação. 161 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/22803>.
MAZZUOLI, Valério de Oliveira. Curso de direitos humanos. 5. ed., rev. atual. ampl. Rio de Janeiro: Editora Forense; São Paulo: Editora MÉTODO, 2018.
NASCIMENTO, Suzi Rosana Maciel Barreto do; SZMANSKI, Maria Lidia Sica. Deficiência mental ou intelectual? Implicações no uso das nomenclaturas. In: Congresso Nacional de Educação, 11., 2013. Curitiba. Anais eletrônicos...Curitiba: EDUCERE, 2013. Grupo de trabalho. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8309_6175.pdf>.
PALACIOS, Agustina. El modelo social de discapacidad: orígenes, caracterización y plasmación en la Convención Internacional sobre los Derechos de las Personas com Discapacidad. Madri: Cinca, 2008.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e Direito Constitucional Internacional. 9. ed. rev. ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
PLETSCH, Márcia Denise. Discutindo a inclusão de pessoas com deficiência mental no ensino regular a partir da proposta do sistema de apoios da Associação Americana De Retardo Mental (AAMR) de 2002. In: Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 04., 2007. Londrina. Anais eletrônicos...Londrina: UEL, 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/publicacao-de-anais/anais-2007.php>.
RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
SCHALCOCK, Robert; LUCKASSON, Ruth; TASSÉ, Marc. Twenty questions and answers regarding the 12th edition of the AAIDD manual: Intellectual disability: definition, diagnosis, classification, and systems of supports. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, 2021. Disponível em: <https://www.aaidd.org/docs/default-source/intellectualdisability/12th-ed-twenty-questions-faq.pdf?sfvrsn=a6403421_8>.
SILVA, Carla Maciel da. Deficiência intelectual no Brasil: uma análise relativa a um conceito e aos processos de escolarização. 2016. 102 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/147932
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).