Novas tecnologias: um admirável mundo novo do trabalho?
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i11.209Palavras-chave:
NTIC, privacidade.Resumo
A utilização das NTIC na relação de trabalho tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O aumento das tecnologias de informação e comunicação, CCTV e vídeo-vigilância, dados biométricos, testes de despistagem de drogas e genéticos, o controlo dos trabalhadores através de GPS instalados nas suas viaturas ou até com recurso à radiofrequência, assim como a realização de exames médicos no processo de candidatura ou até para manutenção do emprego, assim como questões relacionadas com os dados pessoais originaram um enorme aumento, sem precedentes, nas questões relacionadas com a privacidade na relação de trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-06
Como Citar
Moreira, T. C. (2012). Novas tecnologias: um admirável mundo novo do trabalho?. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (11), 15–52. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i11.209
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).