Indicadores de desenvolvimento humano e efetivação de direitos humanos: da acumulação de riquezas à redução da pobreza

Autores

  • Maria Luiza P. de Alencar Mayer Feitosa Universidade Federal da Paraíba - CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS.
  • Paulo Henrique Tavares da Silva Centro Universitário de João Pessoa - Unipê

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i11.205

Palavras-chave:

Desenvolvimento, indicadores de desenvolvimento, direito humano ao desenvolvimento

Resumo

O desenvolvimento é processo multidimensional, a ser promovido em perspectiva transversal e abrangente. O artigo apresenta a trajetória histórica dos indicadores internacionais de desenvolvimento, servindo para comparar a eficiência dos governos na promoção dos direitos humanos. Este é um aspecto importante do direito ao desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza P. de Alencar Mayer Feitosa, Universidade Federal da Paraíba - CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS.

Possui graduação em HISTÓRIA e em DIREITO (UFPB); mestrado em Ciências Jurídicas (UFPB); aperfeiçoamento em Direito da Regulação (CEDIPRE - Universidade de Coimbra); doutorado em Ciências Jurídico-Econômicas (Universidade de Coimbra, Portugal) e pós-doutorado em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Realizou estágios doutorais na Università degli Studi di Firenze (Florença, Italia) e no UNIDROIT (Roma). De 2006 a 2009, exerceu a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPB. Nessa condição, foi convidada pelo Departamento de Estado Americano, por intermédio da Fundação Ford, para missão de estudos aos Estados Unidos da América, pelo Voluntary Visitor Program. De igual modo, foi convidada pelo British Council para atividade semelhante no Reino Unido (Irlanda do Norte e Inglaterra). É professora associada III do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB e docente permanente do PPGCJ-UFPB; exerce atualmente o cargo de vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB (gestão 2009-2013); é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; membro da diretoria do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI); e membro do conselho de consultores de diversos periódicos nacionais, entre estes a Revista Jurídica da Presidência da República. Compõe ainda o Comitê Executivo do Consórcio Latinoamericano de Direitos Humanos, que abrange universidades brasileiras e de outros países da América Latina. Atualmente, é membro do Comitê de Área de Direito da Capes, atuando na análise dos projetos de APCN. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais (direito econômico e teoria dos contratos) e em Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais (DHESC). Atua e publica no âmbito dos seguintes temas: globalizaçao, desenvolvimento, regulação estatal, direitos humanos e direito e risco.

Paulo Henrique Tavares da Silva, Centro Universitário de João Pessoa - Unipê

Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB; Docente do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê; doutorando em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela UFPB; Juiz do Trabalho, Titular da 2a. Vara do Trabalho de João Pessoa.

Downloads

Publicado

2012-08-06

Como Citar

Feitosa, M. L. P. de A. M., & Silva, P. H. T. da. (2012). Indicadores de desenvolvimento humano e efetivação de direitos humanos: da acumulação de riquezas à redução da pobreza. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (11), 119–148. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i11.205