Renomear sociologia e direito em tempo de crise e transição de paradigmas
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i12.202Palavras-chave:
Sociologia e Direito, Ensino e pesquisa jurídica, Crise e transição de paradigmaResumo
Objetivo é relacionar a problemática sociológica com o campo jurídico, com base em experiências de ensino. Busca ultrapassar resistências com didática que incentive a visão crítica e afinada com temas atuais. Apesar da aproximação, há especificidade jurídica e é preciso considerar a reciprocidade entre os campos para não se rejeite a subjetividade e diversidade existentes, hoje, na sociedade. No contexto de crise e transição de paradigmas, os modelos, perfis almejados e obstáculos na formação de profissionais é analisado, em que se argumenta sobre o papel específico da pesquisa jurídica. A renomeação de Sociologia e Direito é possível por meio da inter-e-transdisciplinaridade, na relação de reciprocidade dialética desta reconstrução teórica, com a prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).