Atuação da inteligência artificial no processo de interpretação: uma visão a partir da hermenêutica gadameriana
a view from Gadamerian hermeneutics
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i1.1876Resumo
O presente trabalho busca fazer uma análise comparativa entre as “atividades neurais” do ser humano e de computadores dotados de Inteligência Artificial para posteriormente avaliar a presença ou não de aptidão interpretativa de um sistema sob a ótica de Gadamer. Conceitua-se e demonstra-se a evolução das novas tecnologias “inteligentes”. Depois, analisa-se os principais aspectos da teoria hermenêutica gadameriana e, por fim, estuda-se os critérios mais importantes para o procedimento de interpretação. Para a elaboração deste artigo, foi utilizada uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental, na qual se fez basilar o estudo de livros e artigos pertinentes aos assuntos tratados. A fundamental relevância desse trabalho é aprofundar os conhecimentos sobre a hermenêutica filosófica ontológica, ainda merecedora de bastante discussão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).