Sobre bugres e índios no espetáculo do crime: a subjetividade indígena deformada em jornais do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1864Resumo
Promove-se a análise de discurso de 64 matérias jornalísticas de mídias regionais sul-mato-grossenses sobre crimes praticados ou sofridos por indígenas. Busca averiguar como a imagem da identidade indígena é manipulada para ser descrita como perigosa e selvática ou fraca e dissimulada, gerando-se nos leitores ou a insegurança ou a antipatia por demandas dos povos originários. A partir do enfoque crítico criminológico, demonstra-se como, sob a pretensa tarefa de informar os leitores com isenção editorial, sugere-se a necessidade de pleno acatamento da política indigenista integracionista, retroalimentando a ideologia positivista que marca a fundação do Estado sul-mato-grossense.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-09-15
Como Citar
Moreira da Silva, T., & Amado , L. H. E. (2022). Sobre bugres e índios no espetáculo do crime: a subjetividade indígena deformada em jornais do Mato Grosso do Sul: . Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 22(3), 159–201. https://doi.org/10.18759/rdgf.v22i3.1864
Edição
Seção
Violência, Sistemas Penais e Democracia
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).