Gender political violence and the unfulfilled promise of substantial democracy: a look at Brazil and Colombia
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v21i3.1826Resumo
Este artigo problematiza a violência política de gênero, expondo a promessa incumprida do Estado constitucional, alquebrada pela perpetuação das estruturas patriarcais, reforçadas pelo racismo. Trata-se de reflexão sobre o Brasil e a Colômbia, modelos culturais similares na América Latina, examinando a legislação que reserva cotas para o registro de candidaturas femininas e o desafio imposto ao sistema de justiça no combate à fraude dessas regras. O alcance e a efetivação da ação afirmativa, a prova da fraude e as consequências da sua constatação, são os temas que se colocam ao debate, filtrados pelo paradigma de Estado Democrático de Direito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-14
Como Citar
Lôbo, E., Mendieta, D., & Aguiar, D. M. de. (2020). Gender political violence and the unfulfilled promise of substantial democracy: a look at Brazil and Colombia. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 21(3), 185–208. https://doi.org/10.18759/rdgf.v21i3.1826
Edição
Seção
Direito, Sociedade e Cultura
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).