A família como instituição política e a teoria das capacidades de Martha Nussbaum
uma análise a partir do enfoque das capacidades de Martha Nussbaum
Resumo
Trata-se de analisar a desigualdade de gênero no exercício do cuidado à luz do enfoque das capacidades de Martha Nussbaum. A dicotomia público/privado serviu/serve como estrutura conceitual justificadora para restringir a participação das mulheres na esfera política, para inviabilizar a realização de seus projetos pessoais e profissionais e para acobertar o processo de “naturalização” do âmbito doméstico como espaço eminentemente feminino. A partir do questionamento dessa par dicotômico, o artigo objetiva demonstrar como a desigualdade de gênero no desempenho do cuidado implica expressivas desvantagens às mulheres e inviabiliza o desenvolvimentos das capacidade humanas centrais.
Downloads
Copyright (c) 2020 Revista de Direitos e Garantias Fundamentais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).