Do debate epistemológico à clínica interdisciplinar de direitos humanos da UNIRG

Autores

  • Jaqueline de Kassia Ribeiro de Paiva Universidade de Gurupi
  • Julina Ricarte Ferraro UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Lady Sakay Universidade de Gurupi - UniG

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v21i2.1677

Resumo

Este artigo analisa dados obtidos em Grupos Focais, para a construção coletiva da proposta de criação de uma Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos (CIDH), envolvendo os cursos da UnirG. Trata-se de pesquisa qualitativa e participante, com Coordenadores de Estágios dos cursos da universidade. Conclui que os participantes veem positiva a integração entre os cursos, no aspecto acadêmico e para os serviços prestados, e promissora a criação da CIDH, cuja temática é Saúde e Qualidade de Vida. A investigação contribuiu para o debate sobre interdisciplinaridade no ensino superior e permitiu a construção coletiva da proposta de criação da CIDH na UnirG.

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Biografia do Autor

Jaqueline de Kassia Ribeiro de Paiva, Universidade de Gurupi

Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (1999). Atualmente titular da cadeira de Direito Penal do curso de Direito do Centro Universitário UnirG. Advogada militante desde 2000, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Criminal, atuando principalmente no seguinte tema: Direitos Humanos e aspectos criminais. Experiência em gestão acadêmica enquanto assessora da Reitoria, e Coordenação do Curso. Mestranda em Gestão de Políticas Públicas, na Universidade Federal do Tocantins.

Julina Ricarte Ferraro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Graduação (lienciatura e bacharelado) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Especialização em Restauro e Conservação de Documentação Gráfica pela Faculdade Senai de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP. Professora Adjunto III da UFT - Universidade Federal do Tocantins, no curso de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: História Cultural, Leitura, Livro e Manuais Escolares, Educação e Ensino de História, Patrimônio Histórico, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica e Arquivos

Lady Sakay, Universidade de Gurupi - UniG


FotoDoutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de Brasilia, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi . Atualmente é reitora e professora titular II do Centro Universitário UnirG de Gurupi . Coordenadora do Grupo d e Pesquisa Processos Educativos do Centro Universitário UnirG. Tem experiência na área de Gestão da Educação Superior, Educação Matemática, Educação Corporativa e EaD. Também já atuou como assessora técnica na capacitação presencial dos avaliadores do SINAES (INEP/UnB) e Consultora Pedagógica do CESPE/UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão da Educação, Educação Matemática, Educação Corporativa e Formação Continuada; Educação indígena; Educação e Saúde; Educação ambiental.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Ribeiro de Paiva, J. de K., Ferraro, J. R., & Sakay, L. (2020). Do debate epistemológico à clínica interdisciplinar de direitos humanos da UNIRG. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 21(2), 131–170. https://doi.org/10.18759/rdgf.v21i2.1677

Edição

Seção

Grupos Invisibilizados, Memórias e Lutas pelos Direitos Humanos