O direito de acesso à identidade genética frente ao direito ao anonimato do doador de material genético: uma colisão de direitos fundamentais
DOI:
https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i10.132Palavras-chave:
identidade genética, anonimato, biodireitoResumo
O presente trabalho discorre sobre a bioética e o biodireito, suas distinções e os conceitua. Aborda a reprodução humana assistida, suas técnicas e classificação. No âmbito da classificação analisa em especial a reprodução humana heteróloga, quando o filho é gerado por material genético de um terceiro que não do casal desejoso de ter a criança, as controvérsias decorrentes desta reprodução humana, como na hipótese do marido que concorda com a inseminação heteróloga e, após o nascimento se recusa a reconhecer a criança como seu filho, se há algum vínculo jurídico entre este filho e o terceiro que doou o material genético, a possibilidade dos alimentos e sucessão entre estes. Trata ainda de forma mais profunda do direito de acesso à identidade genética, seu conceito e suas características como um direito da personalidade e fundamental. Em contraposição, analisa o direito ao anonimato do doador de material genético, seu conceito, status de direito da personalidade e fundamental, protegido pelo direito à intimidade. Destaca a colisão de direitos fundamentais gerado pelo conflito entre o direito de acesso à identidade genética e o direito ao anonimato do doador de material genético, assim como será a resolução deste conflito pelo princípio da proporcionalidade e por fim, a opinião doutrinária para a solução do referido conflito no caso concreto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista de Direitos e Garantias Fundamentais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).