Trabalho infantil no Brasil: o dilema entre a sobrevivência e a exploração

Autores

  • Ana Maria Sousa CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO
  • Maria Aparecida Alkimim CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO-U E DE LORENA

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v18i2.1005

Palavras-chave:

Trabalho infantil. Proteção. Exploração.

Resumo

O trabalho infantil é uma questão complexa que ultrapassa as noções de defesa da criança e do adolescente imiscuindo-se nas questões socioeconômicas. O presente trabalho objetiva analisar os principais fatores que sustentam o trabalho infantil e suas implicações na moldagem da estrutura social na qual está inserida a família da criança trabalhadora. Na maioria das vezes, a sobrevivência da criança e da família é a causa principal do trabalho infantil, já que a subtração da renda auferida pela criança coloca a família abaixo da linha de pobreza. Nessa perspectiva programas de combate ao trabalho infantil exigem um novo enfoque, novas estratégias de reorganização estrutural da sociedade brasileira, haja visto que deve prevalecer o superior interesse da criança e do adolescente, conforme previsto no sistema interno e internacional de proteção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Sousa, CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO

Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra-Portugal/IUS Gentium Conimbrigae; Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais (Direito Civil) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora e Pesquisadora no Curso de Direito na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP-São José dos Campos/SP); Professora e Pesquisadora nos cursos de Mestrado em Direito, Graduação e Pós Graduação no Centro Universitário Salesiano, UNISAL -U.E.Lorena/SP ; Professora e Pesquisadora na Universidade Paulista (UNIP-São José dos Campos-SP); Advogada

Maria Aparecida Alkimim, CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO-U E DE LORENA

Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae, Doutora  em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Pós-Graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Professora  membro do Conselho Editorial da Revista Direito & Paz do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Professora integrante do  Observatório de  Violências nas Escolas, que compõe a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, com sede na Universidade Católica de Brasília.

Referências

ALBERTO, Maria de Fátima Pereira; SILVA, Ana Cristina Serafim da; SOUZA, Gabriel Pereira de; NUNES, Taiana da Silva. O trabalho infantil na rua. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 13, n. 1, p. 59-71, 2010. Disponível em www.scielo.br Acesso em: 19 jun. 2014.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Nova Ed.Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Apresentação Celso Lafer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL, Plano Nacional de Prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador. Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, 2ª ed., Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011. 95p.

BRASIL, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD, comentário, 2012. Disponível em www.ibge.gov.br Acesso em: 21 jun. 2014.

CARDOSO, Luís Fernando Cardoso e; SOUZA, Jaime Luiz Cunha. Viver, aprender e trabalhar: habitus e socialização de crianças em uma comunidade de pescadores da Amazônia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 165-177, jan-abr 2011. Disponível em www.scielo.br Acesso em: 19 jun. 2014.

CUSTÓDIO, André Viana. A exploração do trabalho infantil doméstico no Brasil contemporâneo: limites e perspectivas para sua erradicação. Tese de Doutoramento em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em www.ufsc.br Acesso em 19 junho 2014.

DREISSIG, Juliana et al. O significado do trabalho infantil para os usuários da Assistência Social. Revista Opinio, n. 14, p. 91-101, Canoas, jan-jun 2005. Disponível em www.ulbra.br Acesso em 21 junho 2014.

GIOSA, Beatriz Aparecida Nogueira. Trabalho infantil: entre a exploração e a sobrevivência. Dissertação de mestrado em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Disponível em www.sapientia.pucsp.br Acesso em 16 junho 2014.

KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil. Revista Economia, v. 17, n. 2, p. 323-350, Belo Horizonte, agosto 2007. Disponível em www.scielo.br Acesso em 21 junho 2014.

______. Aspectos socioeconômicos do trabalho infantil no Brasil. Tese de Livre docência para Universidade de São Paulo, 2002. Disponível em www.cepea.esalq.usp.br Acesso em 21 junho 2014.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

MACEDO, Joana de Negier Almeida. Trabalho infantil: representações sociais nos media. Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, 2011. Disponível em www.repository.utl.pt Acesso em 21 jun. 2014.

MACHADO, Martha de Toledo. A Proteção Constitucional de Crianças e Adolescentes e os Direitos Humanos. Barueri, SP: Manole, 2005.

MARQUES, Walter Ernesto Ude. Trabalho infantil e contexto sociofamiiar: considerações acerca dos resultados de um estudo relativo às infâncias (pre)ocupadas. Revista Trabalho & Educação, n. 8, p.112-131, Helo Horizonte, jan/jun/2001. Disponível em www.fae.ufmg.br Acesso em: 16 jun. 2014.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direitos Fundamentais Trabalhistas. São Paulo: Atlas, 2008.

MUNIZ, André Luiz Pires. O trabalho infantil: vale a pena? Um levantamento dos argumentos a favor e contra o trabalho infantil. Revista Educação Popular, v. 7, p. 64-79, Uberlândia, Minas Gerais, jan/dez/2008 Disponível em www.ufu.br Acesso em 21 jun. 2014.

OLIVEIRA, Deborah Capela de. Trabalho infantil e estratégias familiares: crianças nos mercados informais de Maputo. Dissertação de Mestrado em Estudos Africanos. Instituto Universitário de Lisboa, junho, 2013. Disponível em www.repositorio.iscte.iul.pt Acesso em: 21 jun. 2014.

OLIVEIRA, Beatriz Rosana Gonçalves; ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz. O trabalho na vida dos adolescentes: alguns fatores determinantes para o trabalho precoce. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 9. N. 3, p, 83-89, maio 2001. Disponível em www.scielo.br Acesso em 19 junho 2014.

PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da criança e do adolescente – Uma proposta interdisciplinar. 2ª. edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

PEREIRA, Tânia da Silva (Coord.).O melhor interesse da criança: um debate interdisciplinar. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 8. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007.

______. Temas de Direitos Humanos. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

SARLET, Ingo Wolfgand. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. 3. ed., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

SANTOS, Erivan Hilário dos. O trabalho como processo educativo/formativo. Revista de Educação do Vale do São Francisco, v.1, n. 1, p. 96-102, junho, 2010. Disponível em www.periodicos.univasf.edu.br Acesso em 19 jun. 2014.

SARTORI, Elisiane. Trabalho infantil em Franca: um laboratório das lutas sociais em defesa da criança e do adolescente. Cadernos Pagu, n. 26, p. 263-278, jan-jun 2006. Disponível em www.scielo.br Acesso em 19 junho 2014.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Sousa, A. M., & Alkimim, M. A. (2018). Trabalho infantil no Brasil: o dilema entre a sobrevivência e a exploração. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 18(2), 131–152. https://doi.org/10.18759/rdgf.v18i2.1005

Edição

Seção

Violência, Sistemas Penais e Democracia