A concretização dos direitos fundamentais do idoso no ambiente do neoconstitucionalismo: uma análise do benefício de prestação continuada (BPC)

Autores

  • Luciano Meneguetti Pereira Instituição Toledo de Ensino - ITE (Bauru/SP)

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i10.94

Palavras-chave:

Neoconstitucionalismo, Idosos, Direitos Fundamentais

Resumo

O presente texto tem por objetivo demonstrar que o constitucionalismo do Estado Constitucional contemporâneo, que tem sido designado como neoconstitucionalismo, constitui um ambiente favorável à concretização dos direitos fundamentais dos idosos, notadamente pela atuação do Poder Judiciário. Por meio da exposição dos principais aspectos daquilo que vem sendo designado como neoconstitucionalismo, enquanto teoria do direito, apresentando-se sua origem, conceito e principais características, objetiva-se evidenciar que o Benefício de Prestação Continuada, lídimo direito fundamental estabelecido pela Constituição brasileira em favor dos idosos e das pessoas com deficiência, somente tem alcançado maiores índices de efetividade, graças a atuação comprometida do Poder Judiciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Meneguetti Pereira, Instituição Toledo de Ensino - ITE (Bauru/SP)

Mestre em Direito Constitucional. Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional. Advogado.

Downloads

Publicado

2012-04-18

Como Citar

Pereira, L. M. (2012). A concretização dos direitos fundamentais do idoso no ambiente do neoconstitucionalismo: uma análise do benefício de prestação continuada (BPC). Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (10), 31–100. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i10.94