A dialética entre sistema e problema: coordenadas metodologicamente complementares e irredutíveis do judicium jurídico

Autores

  • Lúcio Grassi de Gouveia Universidade Católica de Pernambuco
  • Mateus Costa Pereira Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v18i1.847

Palavras-chave:

Teoria metodológica do direito. Dialética. Sistema e problema.

Resumo

O presente artigo pretende, diante da contribuição da retórica para a filosofia do direito, demonstrar a viabilidade da compatibilização entre os pensamentos sistemático e problemático, que não devem ser enxergados como opostos exclusivistas, mas como coordenadas metodologicamente complementares e irredutíveis do processo decisório dos tribunais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Grassi de Gouveia, Universidade Católica de Pernambuco

Professor Efetivo do PPGD/UNICAP. Professor Adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco (Graduação, Mestrado e Doutorado). Doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestre em Direito pela UFPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo, Tecnologia e Hermenêutica da Universidade Católica de Pernambuco. Secretário Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO). Membro da Associação Norte-Nordeste dos Professores de Processo (ANNEP). Juiz de Direito em Recife-PE.

Mateus Costa Pereira, Universidade Católica de Pernambuco

Professor de Processo Civil da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Doutorando e Mestre em Direito Processual pela Unicap. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Processo, Tecnologia e Hermenêutica da Unicap. Membro fundador e Diretor de Comunicação Social da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). Membro da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (Annep) e do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Direito Processual (RBDPro). Advogado.

Referências

ADEODATO. João Maurício. Filosofia do Direito - Uma crítica à verdade na ética e na ciência (através de um exame na Ontologia de Nicolai Hartmann). São Paulo: Saraiva, 1996.

ADEODATO, João Maurício. Ética e retórica. Para uma teoria da dogmática jurídica. 3º ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

ADEODATO, João Maurício. Uma teoria retórica da norma jurídica e do direito subjetivo. São Paulo: Noeses, 2011.

ALEXY, Robert. Teoria da Argumentação Jurídica. A teoria do discurso racional como teoria da justificação jurídica. Trad. Zilda Hutchinson Schild Silva e Claudia Toledo.2ª ed. São Paulo: Landy Editora, 2005.

ALVES, Alaôr Caffé. Dialética e Direito. Linguagem, sentido e realidade. Fundamentos a uma teoria crítica da interpretação do direito. Barueri: Manole, 2010.

ATIENZA, Manuel. O direito como argumentação. Trad. Manuel Poirier Braz. Lisboa: Escolar Editora, 2014.

ÁVILA, Humberto Bergman. Subsunção e concreção na aplicação do direito. In: MEDEIROS, Antônio Paulo Cachapuz. Faculdade de Direito da PUCRS: o ensino jurídico no limiar do novo milênio. Porto Alegre: Edipucrs, 1997. p 413-465.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito. Trad. A. Menezes Cordeiro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

CARVALHO, Aurora Tomazini de. Curso de Teoria Geral do Direito. O constructivismo lógico-semântico. 3ª ed (revista e ampliada). São Paulo: Noeses, 2013.

COELHO, Fábio Ulhoa. Prefácio à edição brasileira de Tratado da Argumentação - A Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

CORDEIRO. Antônio Manuel da Rocha e Menezes. Introdução à edição portuguesa de Pensamento Sistemático e Conceito de Sistema na Ciência do Direito, de Claus - Wilhelm Canaris. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

ENGISH, Karl. Introdução ao Pensamento Jurídico. 6ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1988.

FERRAZ JÚNIOR. Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do direito: Técnica, Decisão, Dominação. São Paulo: Atlas, 1988.

FERRAZ JÚNIOR. Tércio Sampaio. Direito, Retórica e Comunicação. Subsídios para uma pragmática do discurso jurídico. Terceira Edição. São Paulo: Atlas, 2015.

LARENZ, Karl. Metodologia da Ciência do Direito . 2ª ed. Tradução de José Lamego. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

MÜLLER, Friedrich. O novo paradigma do direito. Introdução à teoria e metódica estruturantes do direito. São Paulo: RT, 2007.

NEVES, Antônio Castanheira. O actual problema metodológico da realização do direito. In: Digesta - Escritos acerca do Direito, do Pensamento Jurídico, da sua Metodologia e Outros. vol. 2.º. Coimbra: Coimbra Editora, 1995.

SCHMIDT, Lawrence K. Hermenêutica. Trad. De Fábio Ribeiro. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

SOUTO, Cláudio. Natureza, mente e direito. Para além do usual acadêmico. 3ª ed, revista. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 2015.

TARUFFO, Michele. Uma simples verdade. O juiz e a construção dos fatos. São Paulo: Marcial Pons, 2012.

VESTING, Thomas. Teoria do Direito. Uma introdução. Trad. De Gercélia B. de O. Mendes. São Paulo, Saraiva, 2015.

VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência. Tradução de Tércio Sampaio Júnior. Coleção Pensamento Jurídico Contemporâneo. vol. 1. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1979.

Downloads

Publicado

2017-06-14

Como Citar

Gouveia, L. G. de, & Pereira, M. C. (2017). A dialética entre sistema e problema: coordenadas metodologicamente complementares e irredutíveis do judicium jurídico. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 18(1), 63–88. https://doi.org/10.18759/rdgf.v18i1.847