Plurinacionalidade e cosmopolitismo: a diversidade cultural das cidades e diversidade comportamental nas metrópoles

Autores

  • José Luiz Quadros de Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i7.84

Resumo

O artigo analisa dois fenômenos contemporâneos importantes: a formação do estado plurinacional como ruptura com o estado moderno, nacional e uniformizador e as múltiplas identidades nas metrópoles cosmopolitas contemporâneas. Analisando a formação do estado nacional como uniformizador e não democrático, o texto procura estabelecer uma conexão entre os dois fenômenos e busca uma solução democrática plural que, ao mesmo tempo que reconhece as múltiplas identificações, busca um traço comum de humanidade em cada pessoa, que permita a construção de espaços plurais de dialogo em condição de igualdade na diversidade, contra o risco da fragmentação excessiva de caráter intolerante ou fascista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz Quadros de Magalhães

Mestre e doutor em direito constitucional pela UFMG; professor do programa de pós-graduação em direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas; da Faculdade de Direito da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais e professor da Universidade Federal de Minas Gerais; pesquisador do Instituto de Investigaciones Juridicas da Universidade Autonoma do México e professor convidado do doutorado da Universidade de Buenos Aires.

Downloads

Publicado

2009-12-16

Como Citar

Magalhães, J. L. Q. de. (2009). Plurinacionalidade e cosmopolitismo: a diversidade cultural das cidades e diversidade comportamental nas metrópoles. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (7), 201–214. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i7.84