A crise mundial dos alimentos e a manipulação do discurso midiático: uma abordagem à luz do direito fundamental à alimentação

Autores

  • Daury Cesar Fabriz Faculdade de Direito de Vitória - FDV
  • Roberto Martins de Oliveira
  • Luiz Eduardo Abreu Hadad

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i7.81

Resumo

Busca-se, por meio deste artigo, indicar alguns dos fatores imbricados na formação da atual crise mundial dos alimentos e, a partir desta apresentação, postular uma análise comparativa entre os discursos proferidos na mídia nacional e estrangeira, em busca da relação entre os argumentos apresentados no campo midiático e os interesses econômicos e/ou políticos hegemônicos em cada país. Com isso, espera-se descobrir as diferentes estratégias utilizadas para persuadir os receptores das mensagens midiáticas, e, com isso, desvendar os vínculos contidos em tais posicionamentos, bem como suas contingentes conseqüências na formação da opinião pública, numa sociedade cada vez mais interlocutora com o convencimento praticado em tais reportagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daury Cesar Fabriz, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Doutor e mestre em Direito Constitucional pela FD/UFMG; coordenador e professor do mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da FDV; professor adjunto do Departamento de Direito da UFES; presidente da Academia Brasileira de Direitos Humanos.

Roberto Martins de Oliveira

Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); licenciado em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Luiz Eduardo Abreu Hadad

Graduando de Direito da FDV, integrado ao núcleo temático "Democracia Constitucional, Estado e Direitos Fundamentais".

Downloads

Publicado

2010-02-10

Como Citar

Fabriz, D. C., Oliveira, R. M. de, & Hadad, L. E. A. (2010). A crise mundial dos alimentos e a manipulação do discurso midiático: uma abordagem à luz do direito fundamental à alimentação. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (7), 131–150. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i7.81