Jovens quilombolas em movimento: a luta pela efetivação de direitos humanos em Salvaterra – Pará

Autores

  • Breno Neno Silva Cavalcante Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jane Felipe Beltrão Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.791

Palavras-chave:

Jovens quilombolas. Marcadores sociais da diferença. Empoderamento.

Resumo

Interroga-se “o que é ser jovem em uma comunidade quilombola?” e busca-se, via observação participante, identificar quais as representações de juventude presentes entre os quilombolas de Salvaterra e como se opera a construção identitária desses sujeitos como quilombolas. Na construção dessa identidade, toma-se em consideração os marcadores sociais da diferença, que contribuem para uma visão mais adequada da complexidade do “ser jovem quilombola”. Verifica-se a agência dos interlocutores no movimento negro e quilombola avaliando o empoderamento político e organizacional, por intermédio do grupo Abayomi que se preocupa com a formação de novas lideranças e com a valorização da cultura africana. A ação política produziu mudanças na perspectiva dos quilombolas em relação ao futuro, pois a possibilidade de acesso ao ensino superior pode ser vislumbrada, na medida em que combatem a violência e a violação de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Neno Silva Cavalcante, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduando em Direito junto a UFPA

Jane Felipe Beltrão, Universidade Federal do Pará

Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C, CA CS, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia.Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente associado, exercendo atividades junto a Universidade Federal do Pará (UFPA) lotada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas com atuação nos programas de pós-graduação em Antropologia e em Direito. Vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) biênio 2015/2016. 

Referências

ALEIXO, Mariah Torres.Indígenas, quilombolas e trabalhadoras rurais: trajetórias no ensino superior. In: BELTRÃO, Jane Felipe & OLIVEIRA, Assis da Costa (Orgs.). Etnodesenvolvimento& Universidade: formação acadêmica para povos e comunidades tradicionais. Belém, Santa Cruz: pp. 240-251, 2015.

BARTH, Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras.In:Lask, Tomke (Org.). 2000. O guru iniciador e outras variações antropológicas.Rio de Janeiro, Contra Capa: pp. 25-67, 2000.

BELTRÃO, Jane Felipe &OLIVEIRA, Assis da Costa. Quilombolas crianças: identidade, direitos e educaçãoIn:CANCELA, Cristina Donza; MOUTINHO, Laura & SIMÕES, Julio Assis (Orgs.). Raça, etnicidade e gênero: em perspectiva comparada. São Paulo, Terceiro Nome: pp. 163-181, 2015.

BELTRÃO, Jane Felipe; OLIVEIRA, Assis da Costa & FERNANDES, EdimarAntonio. Povos indígenas, comunidades quilombolas e ensino superior: a experiência da Universidade Federal do ParáIn: Beltrão, Jane Felipe & Oliveira, Assis da Costa (orgs.). Etnodesenvolvimento& Universidade: formação acadêmica para povos e comunidades tradicionais. Belém, Santa Cruz: pp. 252-280, 2015.

BELTRÃO, Jane Felipe. Pertenças ocultas e “etnogêneses” identitárias como faces de etnocídio “cordial”. Antropologias & Histórias “em suspenso” entre os Tembé/Tenetehara no Rio Guamá. (Proposta associada à bolsa de produtividade em pesquisa, nível 1C/CNPq). Processo: Nº. 303027/2013-4/CNPq. 2014. (Inédito)

BOFF, Leonardo. Alimentando a nossa mística. In Mística: uma necessidade no trabalho popular e organizativo. Caderno de Formação Nº 27, MST. 1993.

BOGO, Ademar. A mística, razão da persistência. In: o MST: A luta pela reforma agrária e por mudanças sociais no Brasil. Documentos Básicos. MST. 2001.

CERRI, Luís Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. In:Revista de História Regional. 6 (2): 93-112. 2001.

COELHO, Fabiano. A Alma do MST? A prática da Mística e a luta pela terra. Dourados, UFGD. 2014.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella.Direito Administrativo. São Paulo, Atlas. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.

GARGARELLA, Roberto. Lasteorías de lajusticiadespués de Rawls. Barcelona, Paidós Ibérica, S.A. 1999.

GEERTZ, Clifford. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa. In: O Saber Local. Petrópolis, Vozes, pp. 249-356. 1998.

GOHN, Maria da Glória.Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. In: Saúde e Sociedade. V. 13. N. 2: pp. 20-31, 2004 Disponível em: http://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7113. Acesso em: 12.mar.2015.

LEITE, Eudes Fernando & Benfica, Tiago AlinorHoissa. Consciência Histórica e representações: aproximações e afastamentos teóricos sobre a narrativa histórica e sua instrumentalização. In:Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 36. no.1, jan/jun. pp. 75-86, 2014.

LEITE, Ilka Boaventura. Terras de Quilombo.In:Souza Lima, Antonio Carlos de. Antropologia e direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. Rio de Janeiro. Brasília. Contra Capa. LACED. Associação Brasileira de Antropologia, pp. 356-368, 2012.

MUNANGA,Kabengele.Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia.Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ. Disponível em: https://www.ufmg.br/inclusaosocial/?p=59. 2003. Acesso em: 31.jul. 2015.

OLIVEIRA, Assis da Costa. Indígenas Crianças, Crianças indígenas: perspectivas para construção da doutrina da proteção plural. Curitiba, Juruá, 2014.

ORTNER, Sherry B. Poder e Projetos: Reflexões sobre a Agência. In: Grossi, Mirian Pilar; Erkert, Cornélia&Fry, Peter (Orgs.). Conferências e Diálogos: saberes e práticas antropológicas. Blumenau, Nova Letra, pp. 17-80, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos: o desafio da interculturalidade. In: Revista Direitos Humanos. 2: pp. 10-18, 2009.

______________ .Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo, Cortez. 2013.

WALZER, Michael. Esferas da justiça: uma defesa do pluralismo e da igualdade. São Paulo. Trad. Jussara Simões. Editora: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Cavalcante, B. N. S., & Beltrão, J. F. (2016). Jovens quilombolas em movimento: a luta pela efetivação de direitos humanos em Salvaterra – Pará. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, 17(2), 51–80. https://doi.org/10.18759/rdgf.v17i2.791

Edição

Seção

Dossiê "Infância e juventudes: direitos humanos, políticas públicas e movimentos sociais"