Estreitando o diálogo entre direito, gênero e psicanálise

Autores

  • Cristina Grobério Pazó
  • Simone Becker

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i3.55

Resumo

Pretende-se com o presente artigo trazer à discussão os sujeitos que são produzidos pelo discurso jurídico/legal, em quatro momentos que refletem (in)diretamente conquistas do movimento feminista/GLBT. Para tanto, elegemos arbitrariamente dois projetos de lei e parceria civil entre homossexuais; a lei 11.340/2006 vigente desde 2006, e as decisões transitadas em julgado que estendem a cirurgiados, como focos de análises. Em meio a estes objetos aparentemente distintos, o que se buscará sublinhar são as eventuais significações produzidas pelos discursos jurídico/legal, tendo como foco algumas temáticas caras à psicanálise(s), a saber: paternidade, maternidade e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Grobério Pazó

Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho; mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; docente (Adjunto I) e pesquisadora na FADIR/UFG (Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados/MS)

Simone Becker

Doutora em antropologia social pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná; docente (Adjunto I) com dedicação exclusiva, pesquisadora na FADIR/UFGD (Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados/MS); coordenadora do curso de direito da FADIR/UFGD.

Downloads

Publicado

2008-06-26

Como Citar

Pazó, C. G., & Becker, S. (2008). Estreitando o diálogo entre direito, gênero e psicanálise. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (3), 129–154. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i3.55