A exploração nos contratos como dilema social

Autores

  • Leandro Martins Zanitelli Faculdade de Direito de Vitória - FDV

DOI:

https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i8.29

Resumo

O artigo procura caracterizar as ocorrências de exploração contratual como situações de dilema social, nas quais a atuação autointeressada e racional dos indivíduos leva a um resultado indesejável. Destacam-se três pontos da teoria dos dilemas sociais: a) o da identificação com o grupo; b) o da lógica da adequabilidade; e c) o dos sistemas sancionadores. Entre as conclusões, o trabalho salienta a dificuldade de alcançar-se a cooperação (que se traduziria, no caso examinado, pela recusa à exploração) por outros meios que não incentivos ou “soluções estruturais” mediante as quais se alinhem os interesses dos agentes aos da coletividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Martins Zanitelli, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de pós-doutorado na Universidade de Hamburgo, Alemanha; professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu; mestrado acadêmico em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); professor do Curso de Graduação em Direito do UniRitter.

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

Zanitelli, L. M. (2010). A exploração nos contratos como dilema social. Revista De Direitos E Garantias Fundamentais, (8), 163–196. https://doi.org/10.18759/rdgf.v0i8.29